Baú dos Pixels: 01 – Os primeiros jogos eletrônicos
20 de novembro de 2014É com enorme felicidade que passo aqui, no Gamer Dungeon para agradecer a todos os visitantes que curtiram nossa página do Facebook, para que ela chegasse aos mais de 1700 Likes que tivemos desde o lançamento do site ainda em 14 de maio desse ano. Agora passados pouco mais de 7 meses o Gamer Dungeon chega ao nosso primeiro grande Achievement, a nossa postagem de número #100, e claro que uma postagem como essa não poderia passar em branco, então reservei esse post especial para começar a nossa nova série “Baú dos Pixels” que vai trazer em capítulos a história dos games, contando tudo desde a sua criação, grandes hits, fracassos, lendas urbanas sobre os games, grandes franquias que surgiram e várias curiosidades que povoam toda história dos games.
Assim o Baú dos Pixels se junta ao Press Start como série de autoria do Gamer Dungeon e inicia uma longa viagem por todos os pixels que criaram a História dos games.
O Primeiro Jogo Eletrônico
Começamos nossa viagem na longínqua década de 50, mais precisamente em 1952 quando Alexander S. Douglas criou o game OXO, Noughts and Crosses, um jogo que todos nós já jogamos no papel, o famoso “Jogo da Velha”.
Douglas desenvolveu o jogo como parte de sua tese de doutorado em “Integração Homem-Computador”. O OXO tinha como controles um telefone analógico, onde cada número discado representava o quadro onde seria feito o movimento.
Acompanhe no vídeo abaixo a simulação de OXO:
O Primeiro jogo eletrônico com animação
Pouco tempo depois do doutorado de Douglas no fim da década de 50 no ano de 1958 o físico Willy Higinbotham desenvolveu o primeiro jogo eletrônico com animações.
Intitulado de Tennis Programing (conhecido também pelo nome de Tennis for Two) era um jogo bem simples e era jogado por meio de um osciloscópio.
A novidade chamou atenção da população que formou enormes filas para ver esse jogo. Na tela do osciloscópio as pessoas podiam ver uma bolinha verde indo de um lado a outro da tela e passando por sobre a rede, a visão da partida seria semelhante a de um arbitro de rede, para se jogar era necessário apertar um botão e girar um segundo botão para definir o ângulo da rebatida, o sucesso do jogo foi tamanho que na festa de um ano de lançamento do jogo o laboratório desenvolveu uma versão melhorada e novamente filas enormes foram criadas em frente ao laboratório.
Apesar de todo sucesso Willy não patenteou a ideia por achar muito simples e mais tarde foi lançado pong que seguia a mesma linha do Tennis for Two, em 1995 Willy morreu sem ter recebido um único centavo pela sua invenção.