Baú dos Pixels 02

Baú dos Pixels: 02 – O primeiro jogo eletrônico verdadeiramente popular


Após um grande hiato nas publicações de baú dos pixels o Gamer Dungeon retoma hoje a produção de conteúdos sobre a história dos jogos eletrônicos.

Em 30 de julho de 1961 no Massachusetts Institute of Technology (MIT)  um grupo de estudantes fazia o primeiro teste em um jogo que tentavam desenvolver em um computador da faculdade, esse jogo foi batizado de SpaceWar!, esse grupo de alunos formado por Steve Russell (autor de boa parte do programa) e com o auxílio de seus colegas Dan Edwards, Alan Kotok, Peter Sampson e Martin Graetz, inspirados nas obras do autor Edward Elmer “Doc” Smith, pretendiam criar um jogo de batalha espacial. Com o projeto de SpaceWar! eles queriam transpor literatura para outro tipo de mídia, aproveitando o novo computador da MIT, um TX-0 que usava transistores ao invés de válvulas e uma tela, que na época era artigo de luxo em qualquer computador, por se tratar de algo bem restrito ao computador presente no MIT, nenhum deles tinha intenções comerciais para o jogo.

TX-0

Pouco tempo depois a MIT trocou seu TX-0 por um PDP-1 que era mais rápido que o TX-0, além disso o PDP-1 ligava instantaneamente, ao contrario do TX-0 que demorava uma manhã inteira para esquentar e ligar.

PDP-1

Depois da troca dos computadores decidiram criar uma demonstração com algumas regras:

  • Demonstrar toda capacidade do computador, usando o máximo possível de seu potencial.
  • Ser interativo e prender a atenção do público.
  • Envolver o “jogador” de uma maneira prazerosa.

E assim surgiram todos os ingredientes para criação do SpaceWar!.

Para isso precisaram criar duas naves, uma simulação de inércia e um cenário gerado aleatoriamente de um campo estelar. Para terminar o serviço adicionaram um “grande” buraco negro com enorme força gravitacional no centro do cenário, permitindo que o jogador utilizasse para ajuda-lo, claro que para muitos o buraco negro mais atrapalhava do que ajudava uma vez que ele estava sempre puxando sua nave.

A versão final de SpaceWar! foi terminado em 1962 e apesar de toda sua sofisticação para a época, ele ocupava míseros 2KB. SpaceWar! fez muito sucesso em suas demonstrações mas mesmo assim Russel nunca recebeu um único centavo com o jogo, mas outras pessoas conseguiram muito dinheiro graças a sua ideia.

Teste o SpaceWar! nesse site

Reprodução de um PDP-1 rodando o Spacewar!

Nolan Bushnell foi um dos que mais lucrou com Spacewar!, ainda durante sua graduação conheceu o game e ficou tão afixionado pelo jogo que em  1971 transformou o quarto de sua filha em uma oficina para criar uma  versão de Spacewar!, chamada de Computer Space que aproveitava o fato de o preço dos computadores terem abaixando bastante para criar uma maquina focada em jogos, sua invenção acabou se tornado no primeiro arcade do mundo.

Mais tarde Bushnell vendeu sua ideia para a Nutting Associates e foi contratado para gerenciar a criação dos arcades de Computer Space, pouco tempo depois Bushnell sai da Nutting Associates e funda a Atari.

Ainda no ano 1971 a Magnavox compra um projeto do Engenheiro Ralph Baer da Sanders Associates, esse projeto nada mais era que uma TV interativa com jogos, a Magnavox com o projeto em mãos começa desenvolver o Odyssey e em abril de 1972 lança no mercado Norte Americano o Magnavox Odyssey, também conhecido como Odyssey 100, posteriormente o Odyssey foi lançado 1973 no Reino Unido, 1974 no restante da Europa  e Japão. Vendendo mais de 300 mil unidades em todo mundo.

Magnavox Odyssey

Na próxima publicação do Baú dos Pixels vamos conhecer mais da Atari de Bushnell e seu grande sucesso, o jogo Pong.


Sobre Fiori Zonta

Professor de ensino Técnico no Centro Paula Souza, fã da Sega, Pokémon e de jogos de estratégia, RPG e plataforma. Vive passando por vários MMORPGs, buscando a mesma sensação que teve ao jogar RF online, enquanto não encontra um assim sempre acaba voltando para Ragnarok e WoW. Acompanha vários animes principalmente os esportivos e de aventuras medievais, nas telonas nunca deixa de assistir filmes épicos e de super heróis. Ultimamente tem jogado Heroes of The Storm e World of Warcraft.